O COMPORTAMENTO DAS ONDAS OCEÂNICAS DURANTE INTERAÇÕES ENTRE DOIS PADRÕES CLIMÁTICOS (ENSO e SAM)

Evento: 2º Seminário da Divisão de Modelagem Numérica do Sistema Terrestre – DIMNT
Organizador: DIMNT/INPE

Palestrante: Victor Godoi
Contato: victorgodoirj@gmail.com

O comportamento das ondas oceânicas durante interações entre dois padrões climáticos (ENSO e SAM) – Palestrante: Victor Godoi – Data: 26/10/2020

Biografia: Victor é bacharel em meteorologia (2009) e mestre em engenharia oceânica (2011) pela UFRJ, e doutor em ciências da Terra (2018) pela Universidade de Waikato. No período 02/2019–01/2020, fez um pós-doutorado no Instituto de Ciências do Mar (ICMar) da UFMA. Entre o mestrado e o doutorado, Victor trabalhou, aproximadamente, 3 anos como pesquisador no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), da Marinha do Brasil. Atualmente, trabalha como analista de dados na OceanPact Geo.

Data: 26 de outubro de 2020
Horário: 20:00

Resumo da palestra: Mitigar os riscos relacionados às ondas oceânicas requer a compreensão de como essas ondas se comportam diante de diferentes condições climáticas. Muitos trabalhos já mostraram a associação das ondas oceânicas com diversos padrões climáticos, como, por exemplo, o El Niño–Oscilação Austral (ENSO). No entanto, esta associação, geralmente, é analisada de maneira individual, como se os padrões não interagissem entre si. Logo, pouco ainda se sabe sobre como as ondas se comportam durante períodos em que fases de diferentes padrões climáticos ocorrem simultaneamente. Neste seminário, irei mostrar tal comportamento para as diferentes combinações de fase entre dois padrões climáticos específicos, o Modo Anular Austral (SAM) e o ENSO. Os resultados apresentados são baseados nas condições de onda das últimas quatro décadas (1979–2018) e abrangem todo o globo.

Legenda: Compostos de anomalias diárias na altura significativa de onda para combinações de fase entre o ENSO e o SAM durante o verão austral no período 1979–2018. Apenas anomalias estatisticamente significativas no nível de confiança de 95% são mostradas.

Link para rever a Palestra: https://youtu.be/q1lVV_0gwxs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.